O governo da Bahia abrirá uma nova licitação no próximo dia 13 para a contratação da empresa que será responsável pela compra de dois ferries que irão operar no Sistema Público de Transporte Hidroviário de Navegação Marítima Interior, de passageiros, cargas e veículos, na Baía de Todos os Santos.
O anúncio do novo edital ocorre após a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) declarar o certame inicial como deserta. A abertura da licitação para envio das propostas das empresas interessadas foi iniciada no dia 26 de outubro deste ano e o resultado já seria publicado nesta quarta, 26, no entanto, como não houveram propostas uma nova concorrência será aberta.
Conforme antecipado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) à imprensa e pelo Portal A TARDE, em entrevista exclusiva com o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, em outubro, a travessia Salvador-Mar Grande ganhará duas novas embarcações.
Na ocasião, Afonso declarou ao Portal que o processo de aquisição já estava em um estágio avançado e que haviam cinco empresas gregas que participaram e foram aprovadas inicialmente.
Segundo apurações do Portal, a deserta não se deu por falta de interesse das empresas, mas por dúvidas sobre o edital.
Os novos ferries deverão ter até oito anos de operação, com capacidade mínima de 1.200 passageiros e de 160 veículos. A expectativa é de que os novos transportes, que virão da Grécia, comecem a transitar no início do primeiro semestre de 2025, após a conclusão do processo licitatório.
Após o processo de pré-qualificação, que leva em conta vistorias sobre os aspectos técnicos, de mecânica náutica, documentação, entre outros, a próxima fase será iniciada. Ainda não há previsão de datas específicas.
Cenário atual
Atualmente, segundo a Internacional Travessias Salvador, o sistema conta com sete embarcações, porém apenas cinco estão operando (Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Anna Nery e Pinheiro).
De acordo com o consórcio, os ferries Zumbi dos Palmares (realizando procedimento obrigatório de docagem) e o Rio Paraguaçu (em manutenção corretiva) estão inoperantes no momento.
Fonte: ( Portal A TARDE)