Os preços da gasolina e do gás de cozinha sofreram ajustes aplicados pela Acelen, empresa responsável pela administração da Refinaria de Mataripe, no final de semana. O combustível teve um aumento de 1% no valor, enquanto o preço do gás de cozinha teve uma redução de 0,5%.
A informação foi divulgada pela assessoria da empresa, que esclareceu que a gasolina passou por um leve reajuste, enquanto o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) teve uma queda no valor. O Sindicato dos Revendedores de Gás (Sinrevgás) estimou que a redução no preço do botijão de 13 kg seja de aproximadamente R$ 0,28.
Atualmente, o valor médio do botijão de gás em Salvador e na Região Metropolitana gira em torno de R$ 148. A Acelen, por sua vez, explicou que os preços dos produtos da Refinaria de Mataripe são definidos com base em critérios de mercado, considerando variáveis como o custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, o dólar e o frete, podendo sofrer variações tanto para cima quanto para baixo.
Esse reajuste ocorre em um momento de grande atenção no cenário econômico, com o impacto direto nos custos de vida da população, especialmente em relação ao combustível e ao gás de cozinha, produtos essenciais para o dia a dia.