A cidade de Vera Cruz sediará, no dia 24 de janeiro de 2025, a Conferência Municipal do Meio Ambiente, com o tema “Emergência Climática e Transformação Ecológica: como construir um Brasil mais resiliente, reduzir vulnerabilidades e diminuir as emissões de gases de efeito estufa a partir dos municípios.” O evento será realizado no Village Itaparica, a partir das 8h30, e faz parte da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).
O principal objetivo do encontro é mobilizar a população para a formulação de propostas que enfrentem os desafios da emergência climática. Além disso, serão eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual.
Os debates serão organizados em torno de cinco eixos temáticos definidos pela CNMA:
Silene Costa, diretora de Fiscalização e Licenciamento Ambiental de Vera Cruz, ressaltou a importância da iniciativa.
“Essa iniciativa só reforça o compromisso de Vera Cruz com a educação e conscientização das pessoas sobre a responsabilidade climática. É dever de cada um de nós discutir novas frentes estratégicas em relação ao nosso clima e seu impacto no meio ambiente e na sociedade.”
O evento é gratuito e destinado a brasileiros com idade a partir de 16 anos. Os participantes poderão votar nos delegados e colaborar com até dez propostas para os eixos temáticos, sendo duas por eixo. As ideias apresentadas nas conferências municipais poderão influenciar políticas públicas estaduais e nacionais, promovendo mudanças positivas no combate à crise climática.
A conferência é uma oportunidade para unir esforços e promover um futuro mais sustentável e resiliente, com a participação ativa da comunidade local.