Em um vídeo enviado à nossa redação, a Secretária de Educação de Itaparica, Larissa Oliveira, explicou os motivos da falta de professores em algumas escolas do município e comentou sobre as recentes postagens relacionadas ao assunto. Segundo a secretária, o Ministério da Educação é claro: só podemos contratar professores e profissionais devidamente qualificados, ou seja, formados, com especialização e convocados através do processo seletivo.
Larissa Oliveira também esclareceu que a gestão não adota a prática de contratar estagiários ou pessoas sem formação para lecionar nas escolas municipais. "Não vamos mais colocar estagiários ou pessoas ainda sem formação para assumir salas de aula. Para isso, existem o Conselho Municipal de Educação, o CACS Fundeb e a PLB, que nos orientam nesse sentido", afirmou.
A secretária enfatizou ainda a importância de garantir uma educação de qualidade aos alunos e expressou surpresa com a postura de um vereador, que, em vez de apoiar as ações de fiscalização, estaria incentivando práticas que desvalorizam os profissionais da educação. "Precisamos ter responsabilidade na educação e me senti constrangida com a postura desse vereador, que deveria nos apoiar e não fomentar práticas inadequadas, desvalorizando aqueles que se formaram e se dedicaram durante tanto tempo", concluiu Larissa.
O esclarecimento visa trazer mais transparência às ações da Secretaria Municipal de Educação e reforçar o compromisso da gestão com a qualidade do ensino em Itaparica.