O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou nesta quarta-feira (2) que está empenhado em antecipar o início das obras da tão aguardada Ponte Salvador-Itaparica. Durante uma coletiva de imprensa, o gestor destacou que está disposto até mesmo a ir à China negociar diretamente com os investidores para agilizar o processo.
“O acordo feito com o consórcio foi que até o final de março eles assinariam esse contrato. Depois, pediram um prazo até meados de maio. Nós estamos dentro do prazo deles. Uma vez assinado, eles têm um ano para começar a obra. Nós estamos tentando ver se conseguimos antecipar a obra, algum tipo de ação em área de terra firme. Então, está no prazo. Eu cheguei a conversar com o secretário Afonso Florence, que está hoje à tarde reunido com a embaixada chinesa para ver se precisamos ir à China. Se precisar, eu não vou esperar o presidente Lula”, afirmou Jerônimo.
O governador relembrou a sua viagem à China no ano passado, quando buscou investimentos para o estado, incluindo a instalação da fábrica da BYD na Bahia. Jerônimo demonstrou otimismo quanto à resolução do impasse contratual com o consórcio chinês responsável pela obra da ponte.
“Se conseguirmos resolutividade agora, pelo caso da ponte, se ele assinar e combinar o jogo, não precisaremos voltar à China com Lula, só se houver outras agendas importantes com o presidente. Essa é a nossa expectativa”, completou Jerônimo.
A Ponte Salvador-Itaparica é um dos projetos de infraestrutura mais aguardados da Bahia, prometendo impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico da região ao reduzir significativamente o tempo de deslocamento entre a capital e a Ilha de Itaparica.