Itaparica (12/04/2025) – A crise no abastecimento de água segue gerando transtornos na Ilha de Itaparica. Neste sábado (12), moradores do bairro Manguinhos, em Itaparica, buscaram alternativas para enfrentar a falta de água, que já dura mais de 24 horas. Com o racionamento dificultando o acesso ao recurso, uma moradora aproveitou a chuva que caiu na região para coletar água da maneira que pôde, garantindo o mínimo necessário para o uso doméstico.
A situação é reflexo direto da interrupção no fornecimento de água registrada desde sexta-feira (11), quando uma queda de energia elétrica afetou o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) responsável pelo abastecimento dos municípios de Itaparica e Vera Cruz.
De acordo com a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), a paralisação do sistema foi causada por falha no fornecimento de energia na área da ETA. A Coelba, concessionária de energia elétrica, trabalha para restabelecer a normalidade, o que permitirá que o fornecimento de água seja retomado de forma gradativa nas localidades afetadas.
A expectativa da Embasa é de que a normalização total aconteça dentro de 48 horas após o retorno da energia elétrica. Enquanto isso, a empresa orienta a população a fazer uso econômico da água ainda disponível em reservatórios domiciliares.