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Fim das lanchas de madeira: Travessia Salvador-Mar Grande terá catamarãs até 2027; Confira

Empresa Vera Cruz Transportes assume operação e deverá substituir a frota por embarcações modernas após a ampliação do píer.

Redação
Por: Redação
12/04/2025 às 18h50
Fim das lanchas de madeira: Travessia Salvador-Mar Grande terá catamarãs até 2027; Confira
jorge/ Ilha Notícias Bahia

A empresa Vera Cruz Transportes e Serviços Marítimos Ltda foi a vencedora da licitação da linha 1001 do sistema hidroviário da Travessia Salvador-Mar Grande, conforme anúncio publicado pela Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos da Bahia) na edição de quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado.

A empresa, única participante do certame, apresentou proposta com garantia de R$ 491.629,24 e ofertou R$ 2,1 milhões pela outorga. Com isso, garantiu o direito de explorar o serviço por 15 anos, com possibilidade de renovação por igual período.

A concessão integra um pacote de modernização do sistema de transporte aquaviário da Bahia, dividido em duas linhas: 1001, operada agora pela Vera Cruz Transportes, e 1002, que teve a Transportes Dattoli Ltda como vencedora em dezembro de 2024. Ambas foram as únicas interessadas em seus respectivos lotes.

Antes da definição, o processo havia sido suspenso por questionamentos sobre o número de embarcações previsto por linha, considerado abaixo da capacidade ideal. Após ajustes, o edital foi retomado.

Catamarãs substituirão lanchas convencionais

Uma das exigências da nova concessão é a substituição gradual das atuais lanchas com casco de madeira por embarcações tipo catamarã, modelo já utilizado na linha Salvador–Morro de São Paulo. Segundo a Agerba, os catamarãs proporcionam maior conforto, segurança, estabilidade, menor ruído e capacidade para até 300 passageiros, além de maior velocidade (entre 15 e 22 nós).

Entretanto, as novas embarcações só entrarão em operação após a conclusão da obra de ampliação do píer do Terminal Marítimo de Vera Cruz. A partir da entrega da infraestrutura, a empresa terá até dois anos para substituir toda a frota.

Cada concessionária deverá operar com três embarcações, sendo duas em operação regular e uma de reserva, conforme estipulado no edital.

A expectativa é de que a modernização represente um salto de qualidade no transporte marítimo intermunicipal, beneficiando milhares de passageiros que utilizam a linha diariamente.

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