A Polícia Civil da Bahia, por meio do Draco-LD (Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado), deflagrou a Operação Falsas Promessas, que investiga um esquema milionário de rifas ilegais e lavagem de dinheiro com atuação em diversos municípios baianos.
Um dos alvos principais é Paulo Santos da Silva Júnior, morador de Vera Cruz, que completou 33 anos no último sábado (12/04) e é conhecido como “Paulo Premiações” nas redes sociais. Ele é apontado como o segundo maior movimentador de valores do esquema, com cerca de R$150 milhões em transações suspeitas.
Segundo as investigações, Paulo utilizava uma empresa registrada como locadora e vendedora de veículos como fachada para lavar dinheiro e operar rifas ilegais de carros, amplamente promovidas em seus perfis digitais. O padrão de vida elevado exibido nas redes também chamou a atenção dos investigadores.
A apuração do Draco revelou ainda ligações financeiras de Paulo com policiais militares, como Adilson e Adeilton Prazeres Barbosa, além de outros nomes envolvidos: Ivonei Souza, Jorge Piano, Jefferson Silva e Joabe Bonfim.
A polícia continua com diligências para desarticular completamente a rede criminosa e apurar o envolvimento de agentes públicos e outras cidades no esquema.