O Esporte Clube Vitória está fora da Copa Sul-Americana 2025. Jogando fora de casa, na noite desta quarta-feira (28), o Rubro-Negro baiano foi derrotado por 1 a 0 pela Universidad Católica do Equador, no Estádio Olímpico Atahualpa, e se despediu da competição ainda na fase de grupos.
O resultado deixou o Vitória na terceira colocação do grupo, sem chances de avançar ao mata-mata. A última rodada foi marcada por uma combinação de resultados desfavorável: enquanto o Leão perdia no Equador, o Cerro Largo vencia o Defensa y Justicia e assumia o segundo lugar da chave.
O único gol da partida saiu de um erro individual. Aos 30 minutos do segundo tempo, o volante Baralhas recuou uma bola aparentemente tranquila para o goleiro Lucas Arcanjo, que se atrapalhou e deixou a bola passar, resultando em um gol contra que decretou a eliminação do time baiano.
O Vitória teve um jogador a mais desde os 14 minutos do primeiro tempo, após a expulsão de um atleta da Universidad Católica, mas não conseguiu se impor em campo. A atuação foi considerada abaixo do esperado, mesmo diante de um cenário teoricamente favorável.
Com a derrota, o Leão encerra sua participação na Sul-Americana com uma campanha irregular e marcada por oscilações. A eliminação precoce frustra a torcida, que tinha expectativa de uma campanha mais sólida em sua volta às competições continentais.
O próximo desafio do Vitória será contra o Corinthians, neste domingo (1º de junho), às 18h30, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 11ª rodada do Brasileirão.