Mais da metade dos municípios da Bahia já informaram ao Ministério Público do Estado (MPBA) os valores destinados à realização dos festejos juninos de 2025. Até a manhã desta quinta-feira (29), 209 cidades baianas enviaram suas informações através do Painel da Transparência dos Festejos Juninos, totalizando um investimento superior a R$ 232 milhões e 1.368 contratações artísticas.
Os dados integram o sistema conhecido como “Transparentômetro”, ferramenta desenvolvida em parceria entre o MPBA e os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), com o objetivo de garantir maior transparência na aplicação de recursos públicos. O painel é atualizado diariamente e está disponível para acesso público.
Segundo o MPBA, os municípios têm até sábado, 31 de maio, para enviar os dados. A partir de 1º de junho, a plataforma será atualizada com o status de todos os municípios: os que prestaram contas e os que permaneceram omissos. A iniciativa visa estimular a gestão pública responsável, além de valorizar a cultura regional.
O Painel da Transparência dos Festejos Juninos é uma ação interinstitucional que conta com a colaboração de órgãos como o Ministério Público de Contas, Rede de Controle da Gestão Pública, União dos Municípios da Bahia (UPB), Sebrae/BA, Universidade Federal da Bahia (Ufba), Governo do Estado da Bahia, entre outros parceiros.
O objetivo principal da ferramenta é permitir à população o acompanhamento direto dos gastos públicos, especialmente em eventos culturais de grande porte, como o São João. A iniciativa busca reforçar o compromisso com a legalidade, a moralidade administrativa e o direito à informação do cidadão.
Municípios que ainda não enviaram os dados podem fazê-lo por meio do sistema informatizado do MPBA. O cadastro deve ser solicitado ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam) através do e-mail:
???? [email protected]