Medida beneficia aposentados e pensionistas que enfrentam descontos associativos não autorizados; serviço já está disponível nas agências da Ilha
Desde o dia 30 de maio, aposentados e pensionistas de todo o Brasil passaram a contar com um novo canal de atendimento presencial para tratar de descontos associativos indevidos em seus benefícios do INSS. Na Bahia, 325 agências dos Correios estão habilitadas para receber esse público, incluindo as unidades localizadas em Vera Cruz e Itaparica.
Na cidade de Itaparica, o atendimento está sendo feito na Agência dos Correios localizada na Praça Tenente Botas, no Centro. Já em Vera Cruz, os beneficiários podem procurar a agência da Rua da Rodagem, nº 57, também no Centro.
O novo serviço permite que aposentados e pensionistas possam:
Consultar se há descontos indevidos em seus benefícios;
Contestar valores não autorizados;
Confirmar descontos autorizados;
Acompanhar o resultado da contestação (após até 15 dias úteis);
Analisar documentos enviados por associações;
Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar o processo pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.
→ Veja aqui a lista de agências dos Correios cadastradas
Em todo o Brasil, mais de 5 mil agências dos Correios participam da ação, que foi criada especialmente para atender quem enfrenta dificuldades com os canais digitais de atendimento do INSS. Para os municípios sem agências habilitadas, estão sendo organizadas ações itinerantes e mutirões para garantir que ninguém fique sem acesso ao serviço.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a parceria com os Correios representa um passo importante na humanização do atendimento:
“Nosso objetivo é garantir que ninguém fique de fora. Por isso, a parceria com os Correios é estratégica. É esse atendimento mais humano e próximo que o nosso público merece e precisa.”
Todo o processo nas agências é feito por funcionários treinados e segue protocolos de segurança, respeitando as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O INSS alerta que ninguém está autorizado a realizar atendimentos em casa. O serviço é feito exclusivamente pelos canais oficiais: site Meu INSS, aplicativo Meu INSS, Central 135 ou agências dos Correios. Desconfie de qualquer abordagem presencial oferecendo esse tipo de auxílio.
A nova iniciativa fortalece a atuação dos Correios como parceiro do Governo Federal na proteção de beneficiários do INSS contra fraudes, especialmente os idosos, que são as principais vítimas desses descontos indevidos.