Sete meses após a licitação para aquisição de novas embarcações para o sistema ferry-boat ser declarada deserta, o Governo da Bahia informou que a solução definitiva para a renovação da frota pode estar próxima. A previsão é que, em até 60 dias, o impasse seja resolvido. A informação foi confirmada pelo secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence, em entrevista ao Portal A Tarde.
Segundo Florence, apesar de sucessivos editais publicados desde 2023, não houve contratação de novas embarcações devido à ausência de propostas concretas de empresas interessadas. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o governo trabalham agora em uma alternativa jurídica para viabilizar a compra.
“Apesar de termos conhecimento de que existem fabricantes, operadores e ferries disponíveis — inclusive na Grécia e no Mediterrâneo —, pretendemos ter uma solução definitiva nos próximos 60 dias. O governador Jerônimo Rodrigues tem se empenhado para garantir essa renovação”, afirmou o secretário.
Em novembro do ano passado, a licitação aberta para aquisição de dois novos ferries — que irão operar no transporte hidroviário de passageiros, veículos e cargas na Baía de Todos os Santos — foi oficialmente declarada deserta pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).
O edital previa o envio de propostas a partir de 26 de outubro de 2023, mas nenhuma empresa formalizou interesse dentro do prazo. Segundo apuração do portal A Tarde, o problema não seria falta de interesse das companhias internacionais, mas dúvidas em relação às exigências contidas no edital.
De acordo com o governo, as novas embarcações devem ter no máximo oito anos de uso, capacidade mínima para 1.200 passageiros e 160 veículos. A frota, que deve ser adquirida na Grécia, tem previsão de começar a operar no início do primeiro semestre de 2025, caso o processo de compra seja concluído dentro do novo prazo estipulado.
A etapa atual do processo é a pré-qualificação das empresas, com análise técnica e documental das interessadas. O cronograma das fases seguintes, porém, ainda não foi divulgado oficialmente.
Atualmente, o sistema ferry-boat conta com sete embarcações em operação: Anna Nery, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Pinheiro, Rio Paraguaçu e Zumbi dos Palmares, segundo a Internacional Travessias Salvador, empresa responsável pelo serviço.
Enquanto o impasse sobre a renovação da frota não se resolve, usuários seguem enfrentando longas filas, atrasos e problemas estruturais nas embarcações — situação que vem gerando insatisfação e reclamações constantes da população da Ilha de Itaparica e de Salvador.