A Semana Ambiental do Village Itaparica foi encerrada neste domingo (08) com uma importante ação de limpeza de praia que recolheu mais de 400 kg de resíduos sólidos em um trecho de aproximadamente 3 km de extensão, entre as praias de Barra do Pote e Conceição, na Ilha de Itaparica. A atividade integrou moradores, representantes de grupos culturais e entidades ambientais, reforçando a importância da conscientização e do descarte correto de resíduos.
Durante o mutirão, realizado por cerca de 40 voluntários, foram encontrados materiais inusitados como latas de alimentos de origem chinesa, pinos utilizados para o armazenamento de drogas ilícitas e até um penico. A presença de embalagens vindas de tão longe chama a atenção para o impacto das correntes marítimas no transporte de lixo oceânico.
Segundo Adriana Muniz, gerente de ASG do Village Itaparica, a maioria dos resíduos coletados poderia ter retornado à cadeia produtiva através da reciclagem, caso tivessem sido descartados corretamente. "Mas, por conta do estado de degradação em que se encontravam ou por estarem misturados a resíduos orgânicos e sujos, todo esse material precisou ser destinado à coleta municipal. Ou seja: virou lixo de fato", lamentou.
A ação também contou com a presença de representantes dos grupos culturais Samba de Roda Dois de Julho e da Capoeira Mestre Luiz Preto, além do apoio de integrantes do Movimento Maré Sem Plástico, conhecido por realizar limpezas submersas e promover atividades de educação ambiental em escolas e comunidades litorâneas da Bahia.
De acordo com Marcos Cruz, responsável pelos Programas de Consumo Consciente e de Comunicação Social do Village Itaparica, mutirões como este têm o potencial de provocar mudanças no comportamento da população. "Quando deixamos lixo na praia, além de prejudicar a vida marinha e a beleza natural da região, perdemos a oportunidade de reciclar materiais valiosos, que poderiam ser reinseridos na economia circular", destacou.
A ação fez parte da programação especial em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 de junho, e serviu como alerta para o urgente cuidado com o meio ambiente e a necessidade de políticas públicas que incentivem a reciclagem e o consumo consciente na Ilha de Itaparica.