Santo Antônio de Jesus, conhecida como a Capital do São João na Bahia, está pronta para realizar a maior festa junina do interior do estado entre os dias 19 e 24 de junho. A cidade, localizada no Recôncavo Baiano, preparou uma megaestrutura para receber mais de 100 mil visitantes por dia, oferecendo ao público mais de 50 horas de shows, distribuídas em dois grandes palcos no Espaço do São João.
Com o tema “Santo Antônio de Jesus – Festa do Interior”, o evento conta com uma seleção de grandes nomes da música nordestina e nacional. Entre as atrações confirmadas estão Jorge & Mateus, Simone Mendes, Xand Avião, Daniel, Ana Castela, Dorgival Dantas, Flávio José, Alcymar Monteiro, Calcinha Preta, Henry Freitas, Manu Batidão, Solange Almeida, Natanzinho Lima e Chambinho do Acordeon, além de diversas bandas locais.
Além dos shows principais, o São João de SAJ oferece uma rica programação cultural paralela, como o Forró dos Idosos, Forró das Crianças, Festival de Quadrilhas Juninas, arrastões pelos bairros e apresentações na Feira Livre, valorizando os artistas regionais e a cultura popular.
A festa tem o apoio do Governo do Estado, através da SUFOTUR, e o patrocínio de empresas privadas como Ambev, Petrobras, Embasa, Natura e outras, garantindo investimento em infraestrutura, segurança e conforto para moradores e visitantes.
Segundo a Prefeitura de SAJ, a festa deve movimentar cerca de R$ 60 milhões na economia local, gerando 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, além de impactar positivamente os setores de hotelaria, comércio e serviços.
“A cidade já respira São João e está preparada para receber os turistas com segurança, conforto e uma programação para todos os gostos. O evento movimenta a economia e valoriza nossas tradições”, destacou o prefeito Genival Deolino.
A festa encerra oficialmente no dia 24 de junho, mas o calendário junino ainda segue com as tradicionais celebrações de São Pedro nas localidades de Benfica (28 e 29/06) e Sapucaia (05 e 06/07).
A organização garantiu o Selo de Transparência pelo terceiro ano consecutivo, concedido pelo Ministério Público da Bahia, Tribunal de Contas do Estado e dos Municípios, atestando a seriedade da gestão na realização do evento. Além disso, o Espaço do São João recebeu melhorias na pavimentação e drenagem para garantir conforto e segurança ao público.