Na tarde do último dia 03 de junho, por volta das 16h53, um tremor de terra de magnitude 3.0 na escala Richter foi registrado no litoral do município de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador. Moradores de localidades como Tairu, Cacha Pregos e Aratuba relataram sentir o tremor, que durou poucos segundos, mas causou espanto e preocupação na população.
Diante da situação, uma equipe do LabSIS – Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi enviada ao município para acompanhar os relatos e instalar um sismógrafo, equipamento responsável por detectar e medir atividades sísmicas em tempo real.
O geofísico Eduardo Menezes, integrante da equipe, explicou a importância da iniciativa:
“Estamos aqui em Vera Cruz para instalar um sismógrafo em função dos recentes tremores que detectamos na costa. Com o apoio da Defesa Civil e da Prefeitura, estamos viabilizando um local adequado para instalar o equipamento e monitorar essa atividade que vem ocorrendo na região”, destacou.
Com o aparelho em funcionamento, será possível identificar a origem e a intensidade de possíveis novos abalos, auxiliando na prevenção de riscos e na segurança da população local.
A Defesa Civil de Vera Cruz pede que, caso moradores voltem a sentir tremores, comuniquem imediatamente aos órgãos competentes para atualização do monitoramento.