informações da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). A paralisação, iniciada na manhã de sábado (05), foi determinada por recomendação da Capitania dos Portos, devido às condições adversas de navegação na Baía de Todos-os-Santos, com fortes ventos e mar agitado.
As embarcações chegaram a operar normalmente nas primeiras horas de sábado, com partidas iniciadas às 5h da manhã, mas as atividades foram interrompidas às 7h30 por questões de segurança.
Além da rota entre Salvador e Mar Grande, a Travessia Salvador–Morro de São Paulo também foi impactada. O trajeto direto entre a capital baiana e a Ilha de Tinharé foi cancelado, e os passageiros estão sendo atendidos por meio do sistema semi-terrestre, com conexão em Itaparica.
As escunas de turismo que operam passeios pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos também tiveram as atividades suspensas durante o final de semana.
No esquema alternativo com conexão para Morro de São Paulo, os passageiros:
Embarcam no Terminal Náutico de Salvador com destino ao Terminal de Itaparica;
De lá, seguem em ônibus até a Ponta do Curral, em Valença;
E finalizam a viagem com uma lancha rápida até Morro de São Paulo.
A previsão para retomada das travessias diretas depende das condições climáticas e da avaliação da Capitania dos Portos nas próximas horas.